domingo, 13 de dezembro de 2009

O FIM DE TUDO

1 O Flamengo é cinco vezes campeão brasileiro. Fato.
Isso não torna o Flamengo pentacampeão brasileiro. Pentacampeão é quem vence cinco vezes seguidas uma competição. Mas o Flamengo diz que é hexacampeão brasileiro. Computa a conquista de um módulo da Copa União de 1987 como um campeonato nacional. Falso.
Ao se recusar a disputar o título com o vencedor do outro módulo da Copa União, o Sport, o Flamengo perdeu por WO e a CBF, responsável pela realização das competições profissionais de futebol no Brasil, declarou, e sustenta, o Sport campeão nacional do ano de 1987. Fato.
O jornalismo brasileiro considera o Flamengo hexacampeão brasileiro. Falseia duas vezes a verdade. E confessa em manchete que é torcedora descarada do Flamengo. Talvez por isso o Flamengo seja objeto de tanto ódio de quem por ele não torce.

2 Comemorei discretamente a conquista do Vasco. Como uma conquista de segunda deve ser comemorada. Mas, brincando, brincando, é mais um título na galeria cruzmaltina.

3 Leio que o São Paulo, do meu amigo Tom, vai pedir novamente à CBF que lhe entregue a Taça das Bolinhas. Jamais vi tamanho nível de desinformação. A CBF não pode dar o que não lhe pertence. A Taça das Bolinhas pertence à Caixa Econômica Federal que, por acordo com a CBF, concedia uma cópia ao vencedor de cada campeonato e prometia a posse definitiva ao tricampeão ou àquele que vencesse cinco competições. A CBF e a CEF romperam o acordo em algum momento dos 90. A CEF não pode mais promover a entrega da Taça das Bolinhas e a CBF criou um novo troféu para o campeonato. Não sei em que pé se encontra o imbróglio. Mas creio que será preciso um novo acordo entre as duas instituições para que o São Paulo possa incorporar ao seu acervo sua merecida taça.
É óbvio que o Flamengo não reúne os requisitos necessários para exigir o mesmo. Chegou tarde aos cinco títulos nacionais.

4 Ao assistir a programação esportiva das tevês tenho a impressão que é o fim de tudo aquilo que se chamou, um dia, jornalismo. O que se vê é puro passionalismo. O fim de tudo.


CB, domingado

Nenhum comentário: