sábado, 28 de julho de 2007

Associação Desportiva Comunitária Astro

O futebol feirense, hoje, está um verdadeiro caos. Não há investimento (também, quem iria investir num time daqui, sem saber onde seu dinheiro iria parar?) e poucos são os torcedores que ainda acreditam numa... digamos assim... mágica ascensão dos seus clubes. O time mais famoso da cidade é o Fluminense de Feira, que acumula vergonhosos fracassos dos dirigentes no controle administrativo do time. Por tudo isso, passei a ter um carinho especial por um outro time de Feira de Santana, que malmente é divulgado. Tenho uma certa história com ele, e falarei aqui um pouco sobre isso: sobre como eu o conheci e o porquê da minha predileção por esse time.

"Sempre que eu estava voltando pra casa, depois de um dia exaustivo de aulas no colégio (isso deve ter uns quatro ou cinco anos, mais ou menos), passava por mim um ônibus da Famfs (Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana), lotado de rapazes barulhentos. Mexiam com todas as meninas que estavam na rua, inclusive comigo: coisas de menino. E eu ficava me perguntando quem seriam aqueles rapazes, o que faziam... Eram todos franzininhos e pareciam muito jovens. Mais tarde, descobri que eles faziam parte de um time de futebol daqui de Feira: o Astro. O time, que é novo, não é muito conhecido, nem é tão espetacular assim. Disputa, atualmente, apenas a Segunda Divisão do Campeonato Baiano de Futebol. Porém, pelo que tive a oportunidade de ver até hoje, os meninos até que jogam direitinho. Tudo bem, eles perdem pra caramba, mas até que não jogam feio. Melhor do que muito time grande da segunda e terceira divisão do futebol brasileiro que anda se achando por aí (não quero citar nomes). Recentemente, eu soube que o Astro perdeu para o Camaçariense, time da cidade onde nasci. Mas, tudo bem, isso faz parte...
Não sei exatamente o motivo, mas desde que eu passei a conhecer o Astro e saber de toda a sua história, tenho um carinho todo especial por esse time (principalmente pelo time juvenil). Mais até do que com o "famoso" Fluminense de Feira. Talvez tenha sido por causa dos garotos que, apesar das pouquíssimas condições materiais e da falta de maiores incentivos (o que é comum tanto na Bahia, quanto no restante do Brasil), sempre iam cantando e "zoando" (felizes) dentro daquele ônibus que passava por mim quase todos os dias.
Torço, de coração, para que um dia o Astro se transforme num grande time e desponte no cenário baiano, pelo menos. Ou, quem sabe, no cenário brasileiro? Aqueles moleques merecem..."

CURIOSIDADES:
# O nome do clube é em homenagem à telenovela O Astro, da Rede Globo.
# O Astro foi fundado em 15 de agosto de 1978, pelo desportista Ermínio dos Reis Porto e amigos, substituindo o Real Feirense.
# Local de treinamento: o time recebe ajuda da prefeitura, com transportes para os atletas e local de treinamento (Fazenda do Menor).
# Seu mascote é uma estrela.
# Seu estádio, Alberto Oliveira, o "Jóia da Princesa", tem capacidade para 30 mil pessoas. (os refletores de lá são massa!)

(por Daniela Rodrigues - tentando incentivar o futebol feirense)

3 comentários:

Anônimo disse...

Quando garoto, antes da espondilite, quis muito jogar no Satélite, time "juvenil" da minha cidade, que atuava com camisa igual à do Botafogo, ou seja, com uma estrela no peito. A mesma estrela do seu Astro. Satélite não é Astro, mas fulgura. O de Ibotirama foi fulgaz, sumiu ligeirinho dos campos, até quando o jogo de camisas durou ou a carteira do "dono" murchou. Vida longa ao Astro, que se torne Astro-Rei. Aliás, me pareceu que você gostou muito da zoeira dos rapazes do Astro, ou foi de um rapaz especificamente, Daniela? Abr. Carlos

Futeboleiros disse...

Se o time foi fundado em homenagem à novela, o hino tinha que começar com o clássico "Minha pedra é ametista..." do João Bosco...

E realmente, Carlos, há algo de subliminar no reino de Feira de Santana... essa história foi contada apenas pela metade. Ninguém me convence de que um dos rapazes "franzininhos" cresceu, ganhou corpo, largou o Astro e balançou o coração da nossa futeboleira...
(TC)

Anônimo disse...

Vocês tão malucos, rapazes... completamente... rs