
Afonso fez sete gols em uma partida. Hoje. No campeonato holandês. Contra um time chamado Heracles. Guardem o riso sardônico. Ninguém havia feito tantos gols em uma só partida por lá. Nem o Romário, nem o Ronaldo, nem o Cruyff, nem Van Basten. E todos jogaram contra o Heracles ou outro timinho qualquer. E, atenção para o detalhe: nenhum deles jogava no timinho do Afonso. Jogavam nos melhores times holandeses. Então, guardem o riso sardônico para outra ocasião.
O Afonso ganhou minha simpatia por vários motivos. O primeiro, pelo histórico. O segundo, pelo voleio que executou em seu primeiro jogo pela seleção, com poucos minutos em campo. Um voleio sensacional, típico de quem conhece bola. Quem acha mole, experimente responder uma questão de prova com todos os professores da escola à volta de sua carteira, pigarreando, fazendo tsc...tsc...tsc..., sotando risinhos de mofa, batendo o pé impacientes. O Afonso quando veste a camisa da seleção sempre está nessa condição. E feio não tem feito.
Sete gols em uma partida, hein? De uma só tacada já é o vice-artilheiro da competição. E detém o recorde de gols em um campeonato holandês: 34 gols na temporada passada. Ah, nem Romário, nem Ronaldo, nem Cruyff, nem Van Basten chegaram a tanto. Ora, melhor que o Afonso só o velho Ronaldo em forma. Taí minha dupla de centroavantes para a seleção da próxima Copa.
Nada me impressiona mais que a torcida do Bahia. Ainda desfila de carro, a buzinar, aqui pela Pituba, às 23 horas. E o que comemoram tanto os tricolores? A vitória de 1 x 0 sobre o Fast do Amazonas. E a classificação para o octognal decisivo da série C. O Bahia entrou na rabeira do grupo graças a um empate de entre o ABC e o Rio Branco, célebres times em suas plagas. Uma mixórdia dessa. E a torcida enlouquece com isso. Depois querem que sejamos um grande povo.
Tem dia que é noite. Foi o título que dei ao post sobre a final da Copa do Mundo de Futebol Feminino. E foi o que aconteceu: tenebrosa noite. Marta reviveu Zico em 86, Baggio em 94, a sina de todo(a) grande craque. Por isso Pelé é Rei, está acima de todos eles, incluindo Ronaldo, o maior de todos os que tive o privilégio de acompanhar a carreira desde o início.
A foto do Afonso é do www.globo.com
CB
Um comentário:
Meu nobre Carlos,
a ponta dos teus dedos e o teu raciocínio estão produzindo textos formidáveis, como este aqui... continue...
abraço
tc
p.s. contagem regressiva para o novo Líder...
Postar um comentário